RECOMENDAÇÕES
Convém salientar e/ou recordar alguns aspetos que se consideram muito importantes tendo como base a experiência já recolhida e que se têm revelado fatores críticos de sucesso e consensuais em toda a comunidade educativa:
- muitos dos alunos, apresentam muito precocemente indícios de comportamentos que, de alguma forma, podem vir a ser perturbadores e acabar por se revelar como comportamentos de indisciplina. Nestes casos, torna-se importante proceder, o mais rapidamente possível, à sua identificação e sinalização de forma a possibilitar uma intervenção imediata e mais eficaz, com a colaboração dos diversos intervenientes no contexto. A sinalização precoce aumenta a probabilidade de sucesso da intervenção e diminui o risco de “contaminação” (a adoção do mesmo comportamento perturbador por outros alunos).
- uma intervenção consistente por parte de todos os membros do Conselho de Turma relativamente às regras de conduta e a tomada de consciência por parte dos alunos é, em termos disciplinares, mais eficaz do que atos isolados e pontuais por parte de alguns professores, pelo que importa articular e potenciar este efeito sinérgico que a atuação de todos os colaboradores pode ter.
- devem ser discutidas e decididas entre todos os professores, de forma a garantir uma atuação coerente, as atitudes e comportamentos a adotar perante questões, aparentemente básicas, como por exemplo:
- correção de posturas (forma com se sentam nas cadeiras, etc.) e atitudes incorretas (forma como se dirigem/falam com colegas e professores, etc.) dentro da sala de aula;
- não permissão de estar na sala de aula com bonés, chapéus e similares;
- não permissão de consumir na sala de aula pastilhas elásticas ou outros comestíveis;
- não permissão da utilização de qualquer tipo de linguagem inadequada como calão.