projeto educativo

Projecto Educativo 2009 - 2013

O Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril consagra à Escola o direito e a responsabilidade de elaborar o seu próprio Projecto Educativo, «no qual se». É nesse sentido que uma explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa escola deverá conceber um Projecto de Educação que apresente a toda a comunidade educativa um conjunto de linhas de orientação e actuação, tendo como base determinados valores que lhe confiram uma identidade própria.

Como texto fundador da identidade da escola, de médio prazo, o PE deve, por um lado, estar articulado com textos orientadores da escola e deve ser, por outro lado, estruturante de outros documentos. Assim, este Projecto Educativo vai estar articulado com o Regulamento Interno e o Plano de Intervenção do Director da Escola, e terá a mesma duração temporal deste último – 4 anos. Também, a partir deste Projecto, devem derivar e ser construídos outros documentos como os Planos Anuais de Actividades do quadriénio de vigência.

Só com esta articulação é possível constituir uma base de trabalho que assegure coerência e coesão na actividade educativa e que envolva, de uma forma participada, todos os actores do tecido educativo.

Consubstanciando esta articulação, o presente Projecto Educativo elegeu como eixo temático orientador a MISSÃO/VISÃO inscrita no Plano de Intervenção da Direcção da escola:

“Consolidar o estatuto de escola de referência do Ensino Secundário, centrada na qualidade e rigor do processo de ensino/aprendizagem e na formação para a cidadania, que se afirma pela capacidade de inovação, criatividade, eficiência e renovação, contribuindo para a valorização do potencial humano.”

QUALIDADE RIGOR CIDADANIA INOVAÇÃO CRIATIVIDADE EFICIÊNCIA RENOVAÇÃO - são estas as palavras-chave que irão orientar o futuro trabalho da escola, neste documento que se pretende vivo, aberto, operante e concretizável, porque dinâmica irá ser a realidade escolar nos próximos anos.

Consultar documento integral

Preâmbulo

A Escola Secundária de Domingos Sequeira é um estabelecimento público do Ensino Secundário, regular e das ofertas formativas integradas na Iniciativa Novas Oportunidades.

Este Regulamento Interno respeita os princípios da Lei de Bases do Sistema Educativo e o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos do ensino secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril. Respeita ainda a Lei nº 39/2010 de 2 de Setembro/Estatuto do Aluno e demais legislação aplicável e visa dotar a Escola Secundária de Domingos Sequeira de instrumentos normativos próprios.

Consulte texto integral

Links Educação