Tipificação de comportamentos de indisciplina

TIPO I

Desvio às regras de trabalho na aula

Tipo de comportamentos que, na sua essência, se traduz no incumprimento de regras necessárias ao adequado desenrolar da aula.

Isto é, incumprimento de um conjunto de “exigências instrumentais” que enquadram as atividades dentro da aula, impedindo ou dificultando a obtenção dos objetivos de ensino-aprendizagem.

• Conversas, comentários, respostas coletivas, gritos, barulho, confusão.
  • Risos, olhares, gestos, posturas/posições, aspeto exterior.
  • Deslocações não autorizadas, brincadeiras.
  • Atividades fora da tarefa, falta de material, falta de pontualidade, falta de assiduidade.

TIPO II

Perturbações das relações entre pares

Comportamentos perturbadores das relações humanas entre pares, com carácter violento, que pretendem causarem dano físico, psicológico ou moral a outrem, pondo em causa os seus direitos.

• Pontual ou esporádico

- físico

• Continuado (Bullying)      - verbal

- indireto

TIPO III

Perturbação da relação Professor – Aluno

Para além de prejudicarem as condições de trabalho e de infringirem as regras, põem em causa a dignidade do professor, como profissional e/ou como pessoa.

São também aqueles em que os conflitos e as relações de poder melhor se desenham e ganham corpo, constituindo-se como verdadeira oposição à autoridade institucional do professor

• Agressões físicas
  • Ameaças e insultos
  • Grosserias